Benefícios de aprender e ensinar em plataformas online

Benefícios de aprender e ensinar em plataformas online

O mercado de educação online é um dos que mais cresce no mundo. Por exemplo, seu volume em 2016 foi de US $ 50 bilhões. A vantagem mais importante da educação online é que você não precisa frequentar instituições de ensino especializadas para estudar, você pode estudar onde quer que haja Internet.

Benefícios de aprender e ensinar em plataformas online

Em geral, é com o advento da Internet que esse progresso na educação online está associado: se as habilidades profissionais anteriores só podiam ser obtidas por dinheiro e comunicação pessoal com o professor, agora qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa totalmente gratuita em qualquer canto do planeta, pois no mesmo YouTube você encontra centenas de vídeos sobre qualquer assunto.

Para quem quer aprender

Por que então pagar por cursos educacionais quando tudo pode ser encontrado de graça? O fato é que você raramente pode confiar em autores da Internet, e para entender a utilidade do curso e a competência do autor, você terá que gastar tempo revisando o conteúdo.

No entanto, se você não for um especialista na área escolhida, será difícil entender o nível de competência do autor mesmo depois de assistir ao curso. As plataformas, por sua vez, possibilitam a visualização da descrição do curso, bem como a garantia da expertise do autor. Ou seja, a plataforma, de fato, é responsável pela utilidade do curso nela postado e pela competência do autor.

Um bônus agradável para o aprendizado pode ser um certificado de conclusão do curso ou, no caso de bons resultados dos alunos, de sua conclusão. Essas certificações são uma boa prova de proficiência, e muitas pessoas já começaram a incluir certificações de plataformas educacionais em seus currículos.

Para quem quer ensinar

Para o autor, colocar seu curso na plataforma também pode ser muito benéfico. Por exemplo, a própria plataforma promove o curso até a sua venda, e o autor simplesmente recebe uma taxa pelo negócio fechado.

Claro que a plataforma cobra um certo percentual, porém, assume toda a rotina de vendas sem envolver o autor nesse processo. Assim, o autor adquire a popularização de seu conteúdo e renda passiva ao mesmo tempo. Além disso, o autor estima independentemente o custo de seu curso, mas isso deve ser feito apenas com base em certos dados, e não para citar o primeiro preço disponível, caso contrário, pode ser difícil para a plataforma vender conteúdo por um valor que não correspondem ao seu conteúdo.

A plataforma pode auxiliar o autor na preparação do curso. Por exemplo, a plataforma educacional udemy está envolvida na produção de cursos até a redação do roteiro e filmagem passo a passo. Claro, vai custar dinheiro, mas o investimento pode ser justificado com a venda de cursos na plataforma.

Eventualmente

A educação online pode ser uma maneira fácil e rápida de adquirir uma habilidade especializada, cujo nível de proficiência será confirmado por um certificado, enquanto o autor do conteúdo pode encontrar seu público e se desenvolver na área de aprendizagem online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *