Como organizar armário de cozinha: 17 dicas simples e criativas

Como organizar armário de cozinha: 17 dicas simples e criativas

Se você tem espaço limitado para organizar seus utensílios de cozinha, é muito difícil usar cada centímetro. Alguns acessórios precisam ser utilizados para manter a cozinha em ordem.

Para isso existem muitas dicas de como organizar armário da cozinha, e você precisa aproveitar ao máximos essas ideias.

Mas, seja cozinha pequena ou grande, o armazenamento cuidadoso pode torná-la superconfortável e os armários da cozinha, despensa e geladeira espaçosos.

Para a maioria das pessoas, a cozinha é o centro da casa e merece atenção. Se esse é o seu caso, veja dicas preciosas para evitar a bagunça e vão manter o armário funcional.

17 Dicas de como organizar armário de cozinha

Assim como muitas pessoas procuram dicas de como se livrar de odores desagradáveis ou como limpar certos itens do lar, a procura por dicas de como organizar armário de cozinha não fica para traz.

como organizar armario de cozinha por dentro
Foto: blogdom.ru

Então, se você quer manter esse ambiente prático e organizado, confira agora as melhores dicas sobre o assunto:

1 – Defina sua principal na área de trabalho

Vamos começar nosso guia para organizar o armário da cozinha, talvez com princípios básicos. E aqui está um deles, tudo que você precisa ter por perto, a sua principal área de utilização.

Idealmente, a superfície de trabalho deve estar entre a pia e o fogão, e seu comprimento ideal deve ser de cerca de 90 cm.

Assim, todos os utensílios e alimentos necessários para cozinhar todos os dias devem ser armazenados acima e abaixo da superfície de trabalho, bem como sob o fogão.

Quanto mais procurado este ou aquele produto, mais próximo ele deve estar localizado da área de trabalho.

2 – Armários inferiores e superiores

Nos armários inferiores, você precisa armazenar coisas grandes e pesadas, e nos superiores – coisas pequenas e leves.

3 – Classificar e armazenar itens ou produtos por categoria

Armazenar por categoria é outro princípio básico que inicia a ordem e comodidade da cozinha.

Itens do mesmo tipo devem ser recolhidos em um lugar, mesmo que na mesma prateleira, mas separadamente dos itens de outras categorias.

Assim, você pode encontrar rapidamente o que precisa e limpar facilmente seus armários. Mesmo visualmente, as prateleiras com suprimentos e utensílios classificados em categorias parecem organizadas e bonitas.

Apesar da obviedade deste princípio, nem todos e nem sempre o seguem. Por exemplo, muitas vezes armazenamos panelas misturadas com assadeiras ou potes. E, digamos, colocamos garrafas com óleo vegetal em algum lugar entre o cereal e o macarrão. Existem, é claro, exceções a essa regra.

Assim, por exemplo, o açúcar e o sal podem ser armazenados junto com temperos e especiarias e na mesa em um saleiro e açucareiro. Armazenar frutas e vegetais é uma história completamente diferente, porque diferentes tipos de frutas requerem diferentes condições.

Em geral, o princípio funciona em qualquer lugar e em tudo – desde guardar alimentos na geladeira até guardar pratos em um aparador.

Claro, você não precisa se empolgar em classificar as coisas em subcategorias, caso contrário, será inconveniente pesquisar e limpar as coisas.

4 – Armazene as coisas em bandejas e recipientes

Para guardar as coisas por categoria em armários e gavetas, é conveniente usar todos os tipos de cestos, caixas, bandejas e divisórias.

5 – Aproveite ao máximo os armários de canto

O sistema de arrumação com canto giratório ajuda a manter a cozinha organizada e facilita o acesso aos utensílios de cozinha. Você precisa pensar sobre como organizar armário da cozinha da melhor maneira, de acordo com as suas possibilidades.

6 – Caixas de armazenamento de talheres

As caixas de armazenamento tornam a vida na cozinha muito mais fácil. Você pode armazenar talheres neles.

Esta opção é perfeita para uma cozinha moderna cheia de utensílios. Na gaveta há um lugar para uma tesoura, uma faca para pizza e também um compartimento para talheres.

7 – Bandeja organizadora na bancada

O armazenamento de utensílios de cozinha em uma bandeja facilita a limpeza da bancada e ainda economiza espaço dentro do armário.

8 – Armazene as coisas não em pilhas, mas em linhas

Armazene e coloque as coisas não horizontalmente umas sobre as outras (em pilhas), mas verticalmente uma após a outra (em fileiras), então você poderá encontrar e retirar facilmente os itens necessários sem perturbar a ordem estabelecida no armário.

Use divisórias, bandejas, caixas e ganchos para manter as coisas na posição vertical.

É melhor armazenar tábuas de corte, assadeiras, bandejas e moldes verticalmente.

O princípio do armazenamento vertical funciona em quase tudo, apenas pratos e recipientes fundos podem e devem ser empilhados.

9 – Gavetas

Armazene toalhas, guardanapos, pegadores de panelas, aventais e toalhas de mesa nas gavetas em forma de colmeia, evite fazer pilhas desses itens.

Em uma pequena cozinha, é necessário usar locais de armazenamento fora do padrão.

Aqui estão algumas ideias de armazenamento de cozinha em locais fora do padrão:

10 – Portas

Ganchos podem ser colados nelas ou suportes de parede podem ser fixados. É verdade que apenas objetos leves podem ser armazenados nas portas, caso contrário, há o risco de quebrar as dobradiças. Também é importante prender os ganchos e suportes para que eles e os objetos que eles seguram não encostem nas prateleiras, caso contrário a porta não fecha.

11 – As extremidades e as paredes externas dos móveis de cozinha

Elas podem suportar não apenas toalhas e pegadores de panela, mas também objetos pesados: facas, tábuas de cortar, potes e panelas.

O principal é escolher prateleiras / suportes e fixá-los cuidadosamente para não estragar o visual da cozinha.

como organizar armario de cozinha simples
Foto: weekend.rambler.ru

12 – Espaço sob os armários de parede

Nesse local você pode pendurar uma prateleira estreita para armazenar temperos.

13 – Organize o espaço embaixo da pia

A área sob a pia é ótima para armazenar latas de lixo, material de limpeza e um estoque de esponjas e trapos.

14 – Formato dos potes

Não use potes e bandejas redondas, mas quadradas ou retangulares. É melhor armazenar alimentos secos em potes retangulares e quadrados, pois eles se encaixam de forma mais organizada e compacta do que os redondos.

O conselho é relevante para todos os acessórios de armazenamento (cestos, bandejas, recipientes).

15 – Use prateleiras dentro do armário

Este pequeno truque permite que você use toda a altura dos gabinetes e obtenha espaço utilizável adicional literalmente do nada.

16 – Encomende caixas de diferentes alturas

Isso otimizará o espaço na camada inferior do armário da cozinha. Coloque os itens que você usa com frequência nas gavetas de cima. Quanto mais profunda a caixa (os itens mais pesados ​​são armazenados lá), mais perto do chão ela deve estar.

17 – Aplicar armazenamento de parede

Guarde os utensílios de cozinha de que necessita nas imediações. Se você tem poucos armários e gavetas, mas louças e acessórios suficientes, o armazenamento de parede é uma boa solução.

Use o espaço para armazenar itens de uso diário, como canecas decorativas, café, chá e açúcar.

Com a ajuda armário de teto, você pode não só decorar a cozinha, mas também aumentar sua funcionalidade, já que um número considerável de itens pode ser colocado nele e ao mesmo tempo economizar espaço, tão valioso para uma pequena cozinha.

Você pode (se desejar) colocar ganchos, prateleiras, suportes para garrafas, copos, toalhas, facas, tampas, e até mesmo um suporte para livros de receitas.

A escolha de acessórios é muito ampla, o que tornará a cozinha não só confortável, mas também aconchegante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *